quarta-feira, junho 18

IMPLICAÇÕES DO JEJUM

O Jejum no Islam é o abster-se, desde o raiar da aurora até o pôr-do-sol, da ingestão de qualquer espécie de alimentos ou bebidas, assim como fumar e manter relações sexuais.
O período do jejum poderá ser maior ou menor (já que utilizamos o calendário lunar que é móvel), dependendo do mês e estação do ano correspondente no calendário solar.
Assim sendo, jejuamos algumas vezes no inverno, de dias curtos e frios, outras no verão, de dias longos e quentes, e outras vezes em períodos intermediários.
A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:
1- Quando a pessoa estiver enferma:
Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde.
Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.
2- O viajante:
Quando a viajem tiver uma distância superior a 84 km, faculta-se ao viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.
3- A gestante e a lactante:
Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.
4- O idoso:
Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição. Caso contrário, estará perdoado em não fazê-lo.
5- A mulher menstruada, ou em resguardo pós parto:
Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.
6- No caso de uma doença incurável:

A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenha condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

O MÊS DE RAMADHÁN

O ramadhán é o nono mês do calendário islâmico ou lunar, durante este mês Muçulmanos de todo o universo comprem com o quarto mandamento do Islam, que é o jejum (suaum), instituido por Allah. O Jejum no mês de Ramadan se tornou obrigatório, em 624, segundo ano da Hégira. Os versículos a seguir, nos falam da sua obrigatoriedade e explicam porque, quando e como jejuar.
 migração do Profeta de Allah (S.A.W) para Madina. É um mês de perdão e misericórdia, com o principal objectivo de criar temor à Allah, através do jejum, a leitura constante que é pelos Muçulamanos do sagrado Qur'an, abstense de tudo quanto foi declarado como harám (proibido). Porém o ramadhán não tem como o principal objectivo de afastar-se os adeptos ou crentes do islam de comer, beber, fumar, manter relaçôes sexuais, mas de reflectir o seu estado espiritual com o seu criador Allah nos restantantes meses. Consta num hadith narrado por Abu Huraira onde o Profeta (S.A.W) disse: ''muitos dos jejuadores, nada obtêm do seu jejum além da fome, e muito do que fazem o sualáh (oração) durante a noite nada obtêm pelo mesmo, além do desconforto por permanecem acordados'' segundo a interpretação dos Álimos deste hadith incluem-se aqueles individuos que fazem jejum e ainda entertêm-se nas calúnias, difamaçôes, actos de futilidades, mentiras, entre outra práticas. Pois o jejuador deve absterse deste tipos de actos, isto faz com que o jejuador aproxime-se cada vez mais do criador por intermédio do jejum adquirindo assim o taqwa (temor ) em Allah.
Numa outra narração o Profeta (S.A.W) diz: '' O jejum é um escudo protector para o Homem, desde que não desperdece essa protecção'' isto é, o jejum protege o crente do shaituán (satanás) de tal forma como o escudo protege o Homem dos seus inimigos. Entre tanto se o jejuador não abster-se de tudo quanto foi declarado proibido, estará automaticamente a destruir e reduzir as vertudes do jejum. O Profeta (S.A.W) disse: num hadith Qudssi em Allah diz: ''todos os actos de filhos de Ádam ( todos seres humanos) são para eles, excepto o jejum que é exclusivamente para Mim e Eu é que o recompensarei'' como vimos anteriorimente que o jejum é um escudo protector contra a práticas dos actos de futilidades ou pecaminosas, razão pela qual o jejuador tem de ter mais cautela em tudo que faz e em tudo que fala, isto porque o nosso jejum pode invalidar-se sem nos apercebermos.

ALLAH diz no seu livro sagrado o Qur’an:"Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão Sagrado 2:183-185).

Hoje dia vemos os nossos irmão quando chega o mês de Ramadhán enchem as mesquitas, o que é muito, mas em contra partida apos término do mesmo desaparecem por completo, escutam a recitação do sagrado qur’an diáriamente e recitam o mesmo, para os bebem as bebidas alcoólicas, fumam o cigarro,  quando aproxima-se este mês abandonam estas actividades.
No caso das nossas irmãs vestem desentimente, como recomenda  o islam, depois do mês findar, retornam  a vestirem-se de acordo com o mundo modern (as calças apertadas, as mini-saias, esticas, colantes, etc)entram em acção. Pergunta-se: sera que a maneira de estar, vestir, ser como Muçulmanos deve ser ou devemos fazer  somente no mês de Ramadhán? Sera que toda a adoração é exclusivamente no mês de Ramadhán?
Não meus caros Irmãos! O ramadhán deve server como uma escola, onde aprendemos e for a da mesma emplementar aquilo que adquirimos.

Que ALLAH dê forças a todos nós  de comprir com as suas ordens e aproveitar este mês de Ramadhán da melhor forma possível.