AFINAL, QUANDO É QUE JESUS NASCEU?
Talvez todos possam ficar surpreendidos ao saber que o Natal não foi instituído por Jesus Cristo, nem foi celebrado por ele ou pelos seus discípulos no primeiro século.
Com efeito, não existe registo algum da celebração do dia de Natal, senão 300 anos após a morte de Cristo.
A data exacta do nascimento de Jesus é desconhecida. Nem os Envangelhos ou as tradições permitem determiná-la.
ENTÃO COMO SURGIU O NATAL?
Dezembro era um mês de grandes festas na Roma pagã, muito antes do Natal ser alí introduzido. As saturnais (dedicadas a Saturno, deus da agricultura) que duravam uma semana inteira, e a festa do Aniversário Natalício do Sol Invencível acontecem nessa época. O dia 25 de Dezembro era considerado aniversário de Mitras, deus persa da luz.
Num esforço para cristianizar os pagãos, houve uma mistura não-bíblica das crenças cristãs com as pagãs. Assim, a igreja escolheu uma data para o Natal, que por sua vez coincidiu com a mais importante festa pagã.
Segundo a Enciclopédia de Religião e Ética, a maior parte dos costumes do Natal são costumes pagãos que foram absorvidos ou tolerados pela Igreja.
Achava-se pelos vistos, que simplesmente dar a esses costumes uma aparência cristã, cristianizaria os que tomavam parte neles. No entanto, em vez de cristianizar o paganismo, tais costumes paganizaram o cristiansmo!
O NASCIMENTO DE JESUS NAS ESCRITURAS SAGRADAS
Será que Jesus nasceu na época de neve? Ao pensarem no nascimento de Jesus, muitos imaginam o cenário de uma manjedoura, muitas vezes exibida na época de Natal. Nela encontra-se deitado o menino Jesus, bem agasalhado e protegido pela mãe, com neve cobrindo suavemente a paisagem circundante. Enquadra-se este conceito popular na descrição bíblica deste evento histórico?
São Lucas apresenta um relato documentado sobre o nascimento de Jesus: “Na mesma região, encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite.
O Anjo do Senhor apareceu-lhe e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo.
Disse-lhes o Anjo: Não temeis, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo.” [Lucas 2:8-10]
Se se lesse este relato para um israelita comum nos dias de hoje, e se lhe perguntasse em que época do ano isso poderia acontecer, ele provavelmente responderia: Entre Abril e Outubro.
Por quê? A resposta é simples: de Novembro até Março, é a estação fria e chuvosa em Israel, e o dia 25 de Dezembro obviamente é no inverno.
Os pastores não viveram ao relento cuidando dos seus rebanhos nos campos durante a noite!
O NASCIMENTO DE JESUS À LUZ DO QUR’ÁN
É mencionado no Livro a Maria, quando se isolou de sua familia, e se recolheu num aposento virado para o oriente. E separou-se deles por um véu, e Nós lhe enviamos Nosso Espírito, que lhe apareceu na forma de um homem perfeito. E ela disse: Refugio-me no Misericordioso contra ti; se és piedoso não te aproximes de mim.
Disse ele: Eu sou o Mensageiro do teu Senhor, vim para agraciar-te com um filho puro.
Ela disse: Como hei-de ter um filho, se nenhum homem tocou-me e nunca deixei de ser casta?
Respondeu: Assim será, porque teu Senhor disse:Isso é facil para Mim. E faremos dele um sinal para as pessoas e uma Misericordia da Nossa parte. E foi uma ordem decretada.
Então, ela concebeu-o e retirou-se com ele para um lugar distante. E as dores do parto levaram-na a abrigar-se junto ao tronco de uma tamareira. Ela disse: Quem dera houvesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida!
Então uma voz de baixo dela chamou-a: Não te aflijas, o Senhor fez correr un regato a teus pés.
E sacode, em tua direcção, o tronco da tamareira, cairão sobre tí tâmaras maduras e frescas. Come, bebe e refresca os teus olhos.” [Al-Qur’án 19:16-26]
Nos versículos acima citados, menciona-se “tâmaras maduras” e a época de tâmaras é no verão. Portanto, uma vez que o verão naquela região é entre os meses de Abril a Outubro, Jesus não pode ter nascido em Dezembro.
Copiado. Grupo acaminho de dawah.whatsapp
Sem comentários:
Enviar um comentário